Rotina de Aromaterapia

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Antes de mais nada, a aromaterapia é a prática de usar óleos essenciais perfumados para promover a saúde e o bem-estar. Os óleos são usados para limpar a mente, o corpo e o espírito.

Os óleos essenciais são extraídos de plantas e têm uma variedade de usos. Alguns usos comuns para óleos essenciais incluem a limpeza e desinfecção de superfícies, tratamento de condições de pele, aromaterapia e como perfume.

Em pesquisas recentes, isto foi comprovado: há evidências de que certos aromas podem reduzir a ansiedade, aumentar a memória e até mesmo nos ajudar a dormir melhor à noite.

Abaixo estão alguns passos simples para criar sua própria rotina de aromaterapia em casa – e tirar proveito destes benefícios!

Aromaterapia é simples, mas pode ter um efeito profundo na vida diária.

Ao usar aromaterapia, você pode se ajudar a relaxar e desestressar. Você também pode melhorar sua qualidade de sono, concentração e foco. A aromaterapia é uma prática holística que envolve a inalação do cheiro dos óleos essenciais para acalmar o corpo e a mente.

Neste guia, vamos rever como usar óleos essenciais para aromaterapia para que você possa experimentá-la em casa!

Aliás, os óleos essenciais têm muitos benefícios para a saúde quando aplicados diretamente na pele ou inalados pelo nariz ou boca após serem diluídos com água ou óleo (como o óleo de coco).

Benefícios da Aromaterapia

Aqui estão alguns dos benefícios que você experimentará quando incorporar a Aromaterapia em sua rotina diária:

1. Melhor qualidade do sono;

2. Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;

3. Humor melhorado;

4. Foco elevado;

5. Acalmar a mente.

Passo-a-passo, chegou a hora de tentar!

Antes de mais nada, inspire profundamente pelo seu nariz. Segure-o por cinco segundos enquanto inspira e expira.

Expire lentamente, uma ou duas vezes, dependendo de quanto tempo sua inalação foi longa. Isto traz ar fresco ao seu corpo e ajuda a prepará-lo para a próxima inalação.

Você deve sempre cheirar à distância a fim de relaxar o máximo possível antes de cheirar cada cheiro.

Ao inalar, concentre-se no que você está cheirando:

Qual é o cheiro?

Há mais alguma coisa que lhe vem à mente?

Que pensamentos este cheiro em particular evoca?

Como ele o faz sentir?

Não se preocupe com o tempo ou o tempo curto de uma inalação – que virá com a prática – concentre-se apenas em respirar pelo nariz e soltar quaisquer pensamentos que surjam durante a atividade.

Apenas esteja atento a eles sem tentar mudá-los ou agarrar-se a eles; eles passarão rápido o suficiente quando estiverem prontos!

Finalmente, exale lentamente enquanto pensa sobre o que acabou de acontecer: Houve algo de diferente nesta experiência em comparação com outras vezes em que já sentimos este mesmo cheiro antes?

Se sim, então escreva qualquer observação feita aqui; se não, tente fazer outra rodada (para cima, em direção a cinco) com os dois olhos fechados antes de voltar para casa/ para o trabalho/etc.

Especialistas recomendam

Primeiramente, alguns cientistas acreditam que tem algo a ver com nosso olfato – que quando cheiramos algo bom, isso nos faz sentir bem também. Outros pensam que há moléculas específicas em certos aromas que podem realmente afetar como nosso cérebro funciona e nos faz sentir. De qualquer forma – funciona!

Portanto, se você estiver se sentindo estressado ou em baixo nas lixeiras hoje (ou qualquer dia), experimente um pouco de aromaterapia!

Entretanto, há também alguns especialistas em aromaterapia que utilizam estes óleos em seus tratamentos. Eles descobriram que certos aromas têm um efeito positivo sobre o humor das pessoas, assim como sobre sua saúde física.

Por exemplo, foi demonstrado que o óleo de lavanda previne a depressão através da redução dos níveis de cortisol no plasma sanguíneo. Isto significa que ele ajuda a reduzir os níveis de estresse, assim como a ansiedade e a fadiga.

O óleo de alecrim também melhorou o desempenho mental ao aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, enquanto o óleo de bálsamo de limão tem propriedades anti-ansiedade que o tornam útil para pessoas com insônia ou distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas (RLS).

Coloque na sua rotina

Aromaterapia é uma ótima maneira de relaxar depois de um longo dia e pode até ajudar a limpar sua mente.

É também uma maneira fácil de passar tempo consigo mesmo sem ter que ir a nenhum lugar especial ou fazer algo muito extenuante.

Em suma, esperamos que este guia tenha sido útil para apresentar-lhe o mundo da aromaterapia, mas se houver alguma pergunta sem resposta, sinta-se à vontade para deixá-las abaixo!

Talita Marchesin
Talita Marchesinhttp://www.dropzen.com.br
Eu sou Talita Marchesin e passei a estudar o Budismo no começo de 2018. E então, dia após dia, fui descobrindo que essa prática tem me ajudado a ter uma percepção mais equilibrada e saudável sobre cuidados pessoais e hábitos diários. Agora, após 3 anos de aprendizados, decidi compartilhar essa minha jornada com outras pessoas que buscam por um caminho de equilíbrio, bem-estar e contentamento.

Posts Relacionados

Leia mais

O corpo fala? Quais os sinais demostram isso

O corpo fala, e é importante prestar atenção nos sinais que ele nos passa....

Como escolher o melhor protetor solar

O protetor solar é um dos produtos mais importantes para a nossa pele. Ele...

Ácido salicílico pode ajudar minha pele?

O Ácido salicílico é um dos ingredientes mais importantes para a pele. Se você...

Minha filha está vivendo um relacionamento tóxico?

Muito se fala sobre o termo “Relacionamento tóxico”, mas será que nossos filhos sabem...

Checklist para viajar sozinha em 2023

Já pensou nos prós e contras de viajar sozinha? Bom, é muito importante prestar...

Sinais de exaustão, em qual nível você está? [Teste]

O ano mal começou e você já sente sinais de exaustão? Estamos aqui para te...

Categorias

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui