Antes de mais nada, você já ouviu falar de Mantras Budistas? A princípio, se você for como eu, então tem dificuldade ao acordar pela manhã, seja por preguiça ou por estar com a mente lotada de pensamentos logo cedo. Uma das maneiras que aprendi para lidar com essas situações foi a de adotar Mantras Budistas em minha rotina pela manhã.
Aliás, Mantras budistas são palavras sagradas usadas durante a oração para ajudar a alcançar o estado de espírito desejado. Mantras podem ser ditos em voz alta ou silenciosamente por pessoas que os entendem ou mesmo por crianças que não têm ideia do que significam.
Esses são meus mantras favoritos para recitar logo ao abrir os olhos. Recomendo que você os inclua em sua rotina zen:
Mantras Budistas que invocam a compaixão
Em primeiro lugar, o Om Mani Padme Hum é o mais famoso de todos os Mantras Budistas. Tem como significado “Salve a jóia do lótus”, sendo uma invocação à compaixão.
Em outras palavras, as seis sílabas do mantra devem estar relacionadas a diferentes aspectos de nossa própria mente, conforme os ensinamentos budistas tibetanos:
- Om = nossa mente
- Mani = amor e compaixão
- Padme = sabedoria e discernimento
- Hum = alegria, felicidade e poder
Mantra para nos ajudar com os problemas mundanos
Om Tara Tuttare Ture Soha
- Primeiramente, esta é uma oração a Tara, pedindo-lhe que desça dos céus e nos ajude com todos os nossos problemas mundanos. Se você quiser cantá-la, eis como:
- Desde já, inicialmente feche seus olhos e cante “om”. Sinta sua respiração entrar e sair do seu corpo. Deixe qualquer pensamento vir à mente; se eles começarem a distrair você, deixe-os ir sem julgar-se por tê-los. Concentre-se em sua respiração por cerca de 5 minutos. Depois, passe para a próxima parte – o próprio mantra!
- Cante “Tara” três vezes, seguido de “tut”. Sinta como cada som vibra através de seu peito enquanto você traz ar pela parte de trás de sua boca e depois empurra-o novamente para fora pela parte da frente (isto criará um efeito de eco). Por fim, repita esta sequência mais 3 vezes até que haja um total de seis repetições”.
Mantras Budistas para remoção do sofrimento
Om Muni Muni Muni Muni Muni Maha Muniye Soha
Em primeiro lugar, diz-se que este mantra ajuda você a renascer em um estado purificado, com o entendimento e remoção do Carma e sofrimento de vidas passadas.
Todavia, esse mantra tem sido passado de geração em geração, mas sua origem permanece desconhecida. Pode ser recitado em momentos de aflição quando você se sente sobrecarregado por seus problemas ou ansioso por algo em sua vida que precisa ser consertado.
Mantra da cura e purificação
Om Ah Hum Vajra Guru Padma Siddhi Hum
Este é um mantra para o Buda da compaixão. Ele é de apoio à meditação, purificação e cura.
No início de uma sessão, ele ajuda a se conectar com sua intenção da oração e com o que você espera alcançar com sua prática de meditação. Deve ser dito três vezes antes de iniciar sua prática.
Mantras Budistas de reverência e gratidão
Om Namo Amitabha Hrih
Este é um mantra popular usado no budismo. Om significa “Nossa mente”, e Namo significa “curvar-se”.
Amitabha, o Buda da Luz Sem Limites, também é conhecido como Amida em japonês; Hrih significa “reverência e gratidão”.
Utilize-os para invocar tanto o Buda da Luz Sem Limites quanto o Buda da Vida Sem Limites (Amitayus), dependendo do contexto.
Os mantras são uma ótima maneira de encontrar a paz
Não importa o que você seja um iniciante, na prática ou apenas está buscando por uma maneira de acalmar a mente, repetir o mantra “Om mani padme hum” o ajudará a manter-se concentrado e calmo.
Além disso, é um mantra que tem sido usado há séculos pelos budistas, que acreditam que os ajuda a meditar mais profundamente.
A palavra “mantra” vem da palavra sânscrito “homem”, que significa “pensamento” ou “mente”. Nesse sentido. se você repetir estas palavras uma e outra vez durante a meditação, elas podem ajudar a acalmar sua mente para que você possa se concentrar em assuntos espirituais ao invés de mundanos – e possivelmente até mesmo alcançar a iluminação!
Por fim, os mantras são uma ótima maneira se conectar com o seu “eu” e acalmar a mente. Comece aplicá-los em seu dia-a-dia e verá os resultados logo ao terminar a meditação.