O desapego é a capacidade de deixar de lado os apegos e praticar o estado de impermanência.
Aliás, não significa que você não se importa com os outros ou consigo mesmo, significa que você é capaz de ver as coisas como elas são, sem estar apegado a seu próprio ponto de vista ou às opiniões de outras pessoas.
Praticar o desapego pode ser realmente útil para alcançar a paz de espírito: além disso, ajudará a desfrutar mais a vida e a se sentir menos estressado por conflitos com os outros.
Qual tipo de apego te afeta mais?
Acima de tudo, desapego é a capacidade de entender que as coisas são impermanentes e mudam o tempo todo, lutar contra isso é estar apegado a uma ideia de que nada termina e nem muda.
Ao aceitar as mudanças naturais da vida criamos a capacidade de ser mais leves, pois confiamos nos ciclos naturais das coisas.
Existem 3 tipo de apego que mais nos afetam, qual é o seu?
- Desapego material – As coisas não nos pertencem, se apegar a isso é uma grande ilusão. Elas quebram, são perdidas e envelhecem.
- Desapego sentimental – Podemos amar as pessoas, mas isso não impede que elas vão embora ou tomem rumos diferentes dos nossos, o amor verdadeiro é genuíno e compassivo, se alegra com a felicidade do outro, não prende nem manipula o próximo para o nosso bem entender.
- Desapego da ideia de nós mesmos – Muitas vezes colocamos ideias inalcançáveis de bem feitoria próprias e quando não acalçamos esse ideal nos culpamos. Desapegar-se também da ideia sobre nós mesmos faz parte do processo de contentamento para uma vida mais leve.
Aprecie o momento presente e não se agarre ao passado ou se preocupe com o futuro
Concentre-se em estar atento a suas reações a fim de permanecer calmo em vez de ficar irritado ou perturbado por algo.
- Esteja presente no momento;
- Não se preocupe com o que aconteceu ontem ou o que pode acontecer amanhã;
- Concentre-se em estar ciente de suas reações para ficar calmo ao invés de ficar irritado ou perturbado por algo;
- Aceite a impermanência;
- Viva um dia de cada vez, cada dia é único e deve ser aproveitado ao máximo;
- Desapegue do que já passou, aceite, perdoe e siga em frente.
Praticar o desapego levará a uma perspectiva mais calma e mais saudável
A prática do desapego levará a uma visão mais calma e saudável da vida. É importante cuidar de si mesmo e estar atento aos seus sentimentos, mas se você se sentir irritado com coisas que não importam a longo prazo, tente lembrar-se de que tudo muda.
O desapego é uma parte importante da atenção; ajuda você a estar mais consciente do momento presente e a aceitar as coisas como elas são. Você pode praticar o desapego, observando seus sentimentos sem julgá-los. Por exemplo, se você se sente ansioso por algo, observe como esse sentimento vem e vai sem se apegar a ele.
A sabedoria da impermanência
A linha de fundo do desprendimento é que é uma prática. É algo em que se trabalha, não algo que vem naturalmente para todos. Mas se você o praticar bastante, vai começar a notar cada vez mais como suas reações afetam seu bem-estar.
E se você continuar praticando o desapego com a mente em mente, então um dia você se sentirá mais confortável para deixar ir coisas que não são importantes ou que não valem a pena ficar chateado.
Dessa forma, quando a vida nos atira de novo alguns momentos difíceis, podemos manter a calma e continuar.