Como fazer Meditação guiada?

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Antes de mais nada, a meditação guiada é uma forma de meditação que envolve a ajuda de um guia externo. A meditação guiada existe há séculos e ajuda a transformar a vida das pessoas para alcançar paz, felicidade e bem-aventurança.

Inclusive, há vários benefícios da meditação guiada, como, por exemplo:

  • Conhecer-se a si mesmo melhor;
  • Encontrar paz interior e tranquilidade;
  • Aumentar a autoconfiança e a autoestima.

Neste blog vamos nos aprofundar no assunto e te mostrar o caminho de como começar a utilizar essa prática milenar ao seu favor.

Como utilizar a Meditação Guiada?

A meditação guiada costuma ser um bom ponto de partida para iniciantes porque ajuda a manter-se concentrado e focar em sua respiração.

Se você quiser usar a meditação guiada para relaxar, a voz o guiará através do processo e vai te direcionar para o que fazer a seguir. Você também pode utilizar para fazer yoga ou outras atividades que envolvam respirações profundas e relaxamento.

Para começar com a prática da meditação guiada

Se você é novo na meditação, as meditações guiadas são uma maneira fantástica de aprender como é acalmar sua mente.

Aliás, essa prática é bem semelhante à imagem guiada, que é outro tipo de visualização que pode ser útil para reduzir os níveis de estresse e ajudar as pessoas a relaxar seu corpo e mente.

Embora existam muitos tipos diferentes de meditações, elas compartilham alguns elementos em comum:

  • Um espaço silencioso onde você não será perturbado pelo mundo exterior (ou pelo menos não sentirá que será)
  • A capacidade de sentar-se confortavelmente no chão ou em outra posição que permita que você se concentre na tarefa em mãos – nada de extravagante aqui!
  • O foco no momento presente;
  • O cuidado com a sua própria mente.

Como fazer uma Meditação Guiada?

As seguintes dicas podem ajudar você a fazer meditação guiada:

  • Fique à vontade sentado em uma cadeira ou deitado no chão. Coloque uma almofada sob sua cabeça para que seu pescoço, costas e orelhas sejam apoiados. Feche os olhos e relaxe por algum tempo antes de iniciar a sessão.
  • Uma vez assentado, concentre-se em inspirar e expirar apenas pelo nariz, inspirando por 4 segundos, segurando por 2 segundos e exalando completamente por 6 segundos (inspirar + segurar + exalar = 1 respiração).
  • Faça isto várias vezes até que facilite manter este ritmo enquanto estiver sentado de olhos fechados sem se sentir distraído por nada mais ao seu redor, exceto pensamentos relacionados a técnicas de relaxamento como visualização ou contagem de respirações, que devem ser ignorados imediatamente quando surgirem durante as sessões de meditação, de modo que nos concentremos apenas em nossos padrões respiratórios!

Experimente seguir esses passos, caso queria algo mais induzido recomendamos que utiliza alguma plataforma, aplicativo ou vídeo no Youtube para que sua imersão seja ainda maior.

Temos um artigo que te mostra os 5 melhores aplicativos de meditação guiada.

Uma vez iniciada sua prática, você sentirá como ela o cura por dentro.

É muito importante seguir cuidadosamente as instruções de seu professor e praticar regularmente.

Se não estivermos concentrados em nossa respiração, então não podemos estar relaxados. Podemos tentar imaginar coisas diferentes: uma flor, uma folha, uma bela paisagem ou talvez até mesmo nossas próprias partes do corpo.

O principal é que deve ser algo que nos relaxe completamente e nos ajude a esquecer todas as outras coisas neste mundo por algum tempo, assim como nos liberte de qualquer pensamento negativo, para que neste momento estejamos apenas focados em nossa respiração e em nosso objeto de meditação.

Aplique a meditação guiada diariamente

Os benefícios da meditação guiada vão além da saúde física, mas também incluem o bem-estar emocional, mental, espiritual e social.

Aliás, ela ajuda você a se conectar profundamente consigo mesmo através de padrões de pensamento positivos que levam a melhores escolhas na vida, como ser mais empático com os outros ou ser mais compassivo consigo mesmo (o que o leva de volta a se amar).

Talita Marchesin
Talita Marchesinhttp://www.dropzen.com.br
Eu sou Talita Marchesin e passei a estudar o Budismo no começo de 2018. E então, dia após dia, fui descobrindo que essa prática tem me ajudado a ter uma percepção mais equilibrada e saudável sobre cuidados pessoais e hábitos diários. Agora, após 3 anos de aprendizados, decidi compartilhar essa minha jornada com outras pessoas que buscam por um caminho de equilíbrio, bem-estar e contentamento.

Posts Relacionados

Leia mais

O corpo fala? Quais os sinais demostram isso

O corpo fala, e é importante prestar atenção nos sinais que ele nos passa....

Como escolher o melhor protetor solar

O protetor solar é um dos produtos mais importantes para a nossa pele. Ele...

Ácido salicílico pode ajudar minha pele?

O Ácido salicílico é um dos ingredientes mais importantes para a pele. Se você...

Minha filha está vivendo um relacionamento tóxico?

Muito se fala sobre o termo “Relacionamento tóxico”, mas será que nossos filhos sabem...

Checklist para viajar sozinha em 2023

Já pensou nos prós e contras de viajar sozinha? Bom, é muito importante prestar...

Sinais de exaustão, em qual nível você está? [Teste]

O ano mal começou e você já sente sinais de exaustão? Estamos aqui para te...

Categorias

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui