Atenção Plena durante o dia

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Antes de mais nada, você deve entender que a atenção plena, nada mais é que a atenção total em um determinado assunto.

Ela pode ser dividida em dois tipos: atenção seletiva, que se concentra em um aspecto de um objeto ou evento. E atenção contínua, que mantém o foco em algo sem distração.

A atenção sustentada é frequentemente utilizada como sinônimo de vigilância, concentração, persistência e intencionalidade.

Se você busca ter mais atenção plena durante o dia, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Afinal, esse ponto é primordial para você ter mais êxito em suas atividades.

Não fique colado ao seu telefone

Primeiramente, se você é uma pessoa que usa seu smartphone como uma forma de relaxar no final do dia, ou se você verificá-lo antes de dormir, há uma boa chance de que estas atividades estejam impactando sua capacidade de descansar o suficiente e a sua atenção plena em geral.  

Quando olhamos para nossos telefones e vemos notificações ou mensagens de amigos. Isto pode nos fazer sentir compelidos e obrigados a responder imediatamente – mesmo que seja tarde da noite quando você deveria estar descansando. Portanto é preciso reavaliar esses hábitos.

Aliás este tipo de comportamento baseado em impulsos é especialmente problemático para as pessoas que usam seus telefones como despertador: acordar todas as manhãs sentindo que precisam verificar seu telefone imediatamente (o que, por sua vez, as leva a passar mais tempo ao telefone durante o dia).

Isto pode levar a hábitos compulsivos que temos diariamente e nem percebemos, fazendo-nos perder tempo e por vezes perder nossa paz de espirito com assuntos que não cabem no momento.

Evitar as mídias sociais te ajuda a ter mais atenção plena

A princípio, evitar as mídias sociais é uma ótima maneira de garantir que sua atenção permaneça nas coisas importantes da vida.

As mídias sociais podem ser viciantes, e podem servir como uma distração do que você deveria estar prestando atenção.

Bem como, fazer você se sentir ansioso, deprimido ou inseguro quando você se compara com a vida de outras pessoas.

Ao invés de focar apenas nas mídias sociais, procure ler bons livros, ouvir podcasts de crescimento pessoal ou até mesmo praticar o “Dolce far niente” (expressão Italiana usada para definir o ócio prazeroso e relaxante).

Nutrir seu corpo e seu cérebro na busca da atenção plena

  • Faça uma dieta saudável com comida de verdade;
  • Beba muita água todos os dias;
  • Dormir o suficiente a cada noite (de preferência 8 horas);
  • Faça intervalos regulares para recarregar suas baterias e reorientar sua atenção para a tarefa em mãos;
  • Faça exercícios regularmente a fim de manter-se saudável e evitar problemas de saúde relacionados ao estresse que podem levar a baixos níveis de desempenho e falta de foco;
  • Estimule seu cérebro com novas informações, como ler livros ou assistir documentários sobre tópicos que você acha interessantes;
  • Pratique meditação;
  • Foco no momento presente;
  • Se envolva com pessoas que o desafiam intelectualmente para que você tenha constantemente coisas novas em sua mente para pensar quando estiver trabalhando em tarefas ao longo do dia.

Estabeleça um cronograma

Quando você trabalha em sua grande tarefa, defina um cronograma para o tempo em que você vai se concentrar nela, acalme sua mente no trabalho e em outras atividades que geralmente são estressantes.

Para se manter no rumo certo, use um cronômetro com um alarme sonoro que possa ser ouvido sobre o ruído de seu ambiente e/ou fones de ouvido com música tocando (se houver alguma).

Você quer um alarme que chame sua atenção; caso contrário, você simplesmente o ignorará. Se possível, escolha um horário em que os outros não estejam por perto para que eles não o distraiam da atenção.

Seu tempo limite pode ser de apenas 15 minutos no início – e se você tiver mais de uma grande tarefa a fazer em um dia, este pode ser todo o tempo disponível para cada um deles!

Ter apenas um prazo para cada tarefa ajudará a manter as coisas em movimento sem problemas. Se necessário, dê a si mesmo pequenas recompensas após a conclusão de cada tarefa (por exemplo, veja alguns vídeos online).

Você pode fazer isso!

Uma dica extra para você é colocar uma trilha sonora que desperte o seu foco, as playlists de Lo-Fi existem justamente para isso, elas aguçam seus ouvidos para focar totalmente nas tarefas difíceis do dia-a-dia. Experimente!

Espero que estas dicas o ajudem a tirar mais proveito do seu dia e alcançar a tão sonhada atenção plena.

Talita Marchesin
Talita Marchesinhttp://www.dropzen.com.br
Eu sou Talita Marchesin e passei a estudar o Budismo no começo de 2018. E então, dia após dia, fui descobrindo que essa prática tem me ajudado a ter uma percepção mais equilibrada e saudável sobre cuidados pessoais e hábitos diários. Agora, após 3 anos de aprendizados, decidi compartilhar essa minha jornada com outras pessoas que buscam por um caminho de equilíbrio, bem-estar e contentamento.

Posts Relacionados

Leia mais

O corpo fala? Quais os sinais demostram isso

O corpo fala, e é importante prestar atenção nos sinais que ele nos passa....

Como escolher o melhor protetor solar

O protetor solar é um dos produtos mais importantes para a nossa pele. Ele...

Ácido salicílico pode ajudar minha pele?

O Ácido salicílico é um dos ingredientes mais importantes para a pele. Se você...

Minha filha está vivendo um relacionamento tóxico?

Muito se fala sobre o termo “Relacionamento tóxico”, mas será que nossos filhos sabem...

Checklist para viajar sozinha em 2023

Já pensou nos prós e contras de viajar sozinha? Bom, é muito importante prestar...

Sinais de exaustão, em qual nível você está? [Teste]

O ano mal começou e você já sente sinais de exaustão? Estamos aqui para te...

Categorias

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui